domingo, 29 de junho de 2008

Mestre do Suspense

Alfred Hitchcock




















































Mestre do Suspense?Quem é esse cara que conseguiu tal proeza?Que além desse título tinha fama de tratar atores como gado?Que sempre fazia aparição relâmpago nos filmes?Que além de cinema também era um gênio da comida em matéria de comer claro.Tinha uma fissura por loiras geladas?E até teve seu próprio seriado de tv e além disso esse diretor de cinema chegava até mesmo a superar seus astros em matéria de fama.Esse senhor simpático,bonachão,de fala mansa,excelente contador de histórias,medindo 1,70 de altura se chamava Alfred Hitchcock.

Tudo começou quando nasceu com o nome de Alfred Joseph Hitchock quando nasceu no dia 13 de Agosto de 1899 em Londres na Inglaterra.Ele era filho de um comerciante vendedor de verduras chamado William e de uma dona de casa Emma.Hitch apesar de ser um moleque travesso também era um menino solitário e raramente tinha amigos.Sua primeira arte registrada rolou aos 5 anos.O pai dele invés de descer-lhe a cinta apelou pela criatividade.Deu-lhe um bilhete e mandou que o levasse para o delegado.Quando o delegado leu o bilhete prendeu o pequeno Alfred numa cela onde ficou durante apovorosos 5 minutos preso.Foi o suficiente para que Alfred tivesse medo da polícia.Outra curiosidade estranha é que Alfred nunca comia ovos o que considerava algo estranho para se comer.Tanto que uma vez com os colegas pegou um monte de ovos e jogaram nas janelas das escolas jesuítas.Um padre enfezado perguntou a Hitch o motivo dele ter feito isso e ele com um olhar inocente respondeu:
-Acho que foram os pássaros!


Hitchcock conhecido como cineasta.Ele estudou engenharia.Mas não chegou por muito tempo a exercer o cargo.Começou trabalhando no cinema como desenhista de legendas e outros cargos.

A primeira chance como diretor surgiu em 1923 quando dirigiu Número 13-1923.Concidência não?No qual ficou inacabado.Em seguida Always Tell your Wife-1925.Todavia a primeira grande chance foi em 1925 quando substituiu um diretor em Jardim dos Prazeres-1925.

Em 1926 ele conheceu Alma Reville,que era exatamente um dia mais nova que ele.Apesar da timidez que ele tinha e ela no começo o esnobava.Um dia Hitchcock se soltou e se declarou dizendo a Alma:
-Srta. Reville eu tenho um trabalho para você.Gostaria de se casar comigo?Ela então aceitou e se casaram no ato.
Alma não apenas era sua companheira do casamento como também nos filmes que ele fazia e sempre pedia a opinião dela.Sendo também a única pessoa que Hitchcock consultava.Foram casados de 1926 até o falecimento de Hitch em 1980.

Alfred e Alma quando ainda eram jovens nas filmagens de A Dama Oculta em 1938.

Em 1927 Hitch dirigi O Inquilino.Foi no qual inaugurou a fase do homem errado.ou seja o homem acusado pelo crime que não cometeu.Baseia-se nos crimes de Jack o Estripador.No qual um inquilino é bem parecido com o criminoso.E por curiosidade também foi a primeira vez que Hitch começou a fazer sua famosa aparição onde entra mudo e sai calado.Fez uma aparição para cobrir a falta de um extra.Logo isso se tornaria uma superstição dele.E que também influenciou muitos outros diretores.

Cena do filme O Inquilino,também foi chamado de O Pensionista.










Em 1928 nasceu Patricia,única filha do casal Hitchcock.chegou até mesmo a aparecer em alguns filmes de seu pai,já na fase estadunidense.


Patricia Hitchcock,filha de Alma e Alfred.Apareceu em alguns filmes do pai entre eles Pacto Sinistro(1951) foto e Psicose (1960).

Hitch tinha a fama de tratar atores como gado.O que muitos não gostavam dessa forma de tratamento.James Stewart respondeu:
-Então Hitch é o maior cowboy que eu conheço!

Hitch dizia que jamais poderia ser capaz de fazer um filme sobre Cinderela,porque o telespectador esperaria encontrar um cadáver na carruagem.

Hitch dizia que gostaria que seus filmes fossem apreciados como deliciosos bolos de chocolate.E eu digo:
-Então Hitch é o maior confeiteiro que já existiu.Afinal todos os seus filmes trouxeram um sabor delicioso.

Grandes clássicos da literatura foram adaptados por ele como Pacto Sinistro de Patricia Highsmith,Psicose,de Robert Bloch;Estalagem Maldita,Rebecca e Os Pássaros ambos de Daphne Dumaurier,39 Degraus de John Buchan.Entre muitos outros.

Cary Grant e Ingrid Bergman na famosa cena do beijo que durou um minuto e meio sendo que a cena era permitida em menos de um minuto.Cena do filme Interlúdio.

Atores que mais fizeram parceria com Hitchcock foram:Peter Lorre em O Homem que Sabia Demais-1934 e O Agente Secreto-1936.Joseph Cotten em A Sombra de uma Dúvida-1943 e Sob o Signo de Capricórnio-1949.Cary Grant em Suspeita-1941,Interlúdio1946,Ladrão de Casaca-1955 e Intriga Internacional-1959.James Stewart em Festim Diabólico-1948,Janela Indiscreta-1954,O Homem que Sabia Demais-1956 e Um Corpo que Cai-1958.

Atrizes que mais fizeram parceria com Hitchcock foram:Madeleine Carrol em 39 Degraus-1935 e Agente Secreto-1936,Joan Fontaine em Rebecca-A Mulher Inesquecível-1940 e Suspeita-1941,Ingrid Bergman em Quando Fala o Coração-1945,Interlúdio-1946 e Sob o Signo de Capricórnio-1949.Grace Kelly em Disque M Para Matar-1953,Janela Indiscreta-1954 e Ladrão de Casaca-1955.Vera Miles em O Homem Errado-1957 e Psicose-1960 e Tippi Hedren em Os Pássaros-1963 e Marnie-Confissões de uma Ladra-1964.



O Homem que Sabia Demais-1934:Leslie Banks (segurando chapéu) e Peter Lorre (com o cigarro).A famosa cena onde o pai desesperado (Banks) tenta salvar sua filha do sequestrador (Lorre).Anos mais tarde Hitch refilmou na versão estadunidense.

O Homem que Sabia Demais:Único filme de Hithcock,no qual ele mesmo refilmou seu filme.Pra ser mais exato até o próprio Hitch considerava a versão estadunidense superior a da fase inglesa.Todavia alguns inclusive eu prefere a versão inglesa de O Homem que Sabia Demais.Em 1956 foi refilmado com James Stewart e Doris Day,como o casal desesperado para salvar o filho dos sequestradores.Na fase inglesa o casal passava as férias na Suiça.Na versão estadunidense o casal passa as férias no Marrocos.Outro detalhe importante é que no clássico Hitch não fez sua aparição já no remake sim.Mesmo sendo remake Hitch não desapontou com a versão estadunidense.E claro o destaque para a canção Que Sera Sera,interpretada por Dorys Day e a participação especial do compositor Bernard Herrmann como o maestro da orquestra.Na famosa cena dos pratos (pratos de música não de comida tá?)




Doris Day e James Stewart em O Homem que Sabia Demais.1956 na versão estadunidense.

Sem esquecer outros colaboradores como o compositor Bernard Herrmann em filmes como Um Corpo que Cai-1958 e Psicose-1960.Sendo esse último o que entrou para a história com os acordes.E o desenhista Saul Bass que fez os créditos e cena do chuveiro em Psicose-1960.

Rolou até encontro de titãs como por exemplo:Cary Grant e Ingrid Bergman em Interlúdio,James Stewart e Grace Kelly em Janela Indiscreta e Cary Grant e Grace Kelly em Ladrão de Casaca.
















Madeleine Carrol e Robert Donat algemados em Os 39 Degraus-1935.Se hospedando em um hotel.Para escaparem de espiões.Um dos maiores sucessos da fase inglesa.







Michael Redgrave,Mae Whitty e Margareth Lockwood (Em Sentido Horário) se desviando dos tiroteios dentro de um trem em A Dama Oculta-1938.











Charles Laughton e Maureen O´Hara em Estalagem Maldita-1939.Último filme da fase inglesa.
















Grace Kelly e Cary Grant na Riviera Francesa em Mônaco.Logo Grace se casou com o Príncipe Rainier com quem teve 3 filhos.E abandonou a carreira de atriz.











E não vamos esquecer da fase estadunidense que incluem os sucessos:Rebecca-A Mulher Inesquecível-1940,Correspondente Estrangeiro-1940,Suspeita-1941,Um Barco e Nove Destinos-1944,Festim Diabólico-1948,seu primeiro filme feito em cores e também uma inovação surpreendente.Móveis e outros objetos em cena se moviam invés da câmera.Pacto Sinistro-1951,Disque M Para Matar-1953,Janela Indiscreta-1954,O Terceiro Tiro-1955,comédia de humor negro do mestre.O Homem que Sabia Demais-1956,O Homem Errado-1957,baseado numa história real no qual um homem é acusado de assassinato.Quando na verdade ele se parecia muito com o assassino.Um Corpo que Cai-1958,considerado pela crítica o melhor filme dele.Em especial por inovações como contraste de cores e a trilha sonora arrebatadora de Bernard Herrmann.Intriga Internacional-1959:destaque da cena em que um teco-teco persegue Cary Granta em pleno deserto.Psicose-1960:o mais famoso filme que tornou Hitchcock super milionário e mais reconhecido do que nunca.Os Pássaros-1963:onde o próprio Hitch usou pássaros de verdade.Marnie-Confissões de uma Ladra-1964:temos a presença de Sean Connery.Frenesi-1972:último filme inglês no qual é baseado nos crimes do assassino da gravata e por último sua última obra:Trama Macabra-1976:onde um casal trapaceiro (Bruce Dern e Barbara Harris) tentam encontrar o herdeiro de uma senhora rica.

Sem esquecer que Hitch na fase Estados Unidos fez alguns filmes de produção inglesa.Em 1949 Sob o Signo de Capricórnio.Em 1950 Pavor nos Bastidores,que fala sobre o teatro.Em 1952 foi A Tortura do Silêncio,onde tem Montgomery Clift como um padre incapaz de revelar um crime de um fiel da Igreja onde trabalha.e o já citado Frenesi.Sendo esses filmes ingleses.Entre 1949-1952 o intervalo de Hollywood para Inglaterra.Em 1972 seu último filme inglês.

Apesar do jeito exigente de Hitch infelizmente ele caiu no desgosto da crítica.Mas mesmo assim Hitch sempre soube como se renovar e se inovar.


5 vezes indicado ao Oscar de Diretor:Rebecca-A Mulher Inesquecível,Um Barco e Nove Destinos,Janela Indiscreta,Um Corpo que Cai e Psicose.

Hitch sempre aparecia nos seus filmes.O que considera ele como uma marca registrada.



Filmografia do Mestre: 1976 - Trama Macabra (Family plot)
1972 - Frenesi (Frenzy)
1969 - Topázio (Topaz)
1966 - Cortina rasgada (Torn curtain)
1964 - Marnie - Confissão de uma ladra (Marnie)
1963 - Os pássaros (The birds)
1960 - Psicose (Psycho)
1959 - Intriga internacional (North by northwest)
1958 - Um corpo que cai (Vertigo)
1958 - O homem errado (The wrong man)
1956 - O homem que sabia demais (The man who knew to much)
1956 - O terceiro tiro (The trouble with Harry)
1955 - Ladrão de casaca (To catch a thief)
1954 - Janela indiscreta (Rear window)
1954 - Disque M para matar (Dial M for muder)
1952 - A tortura do silêncio (I confess)
1951 - Pacto sinistro (Strangers on a train)
1950 - Pavor nos bastidores (Stage fright)
1949 - Sob o signo de capricórnio (Under capricorn)
1948 - Festim diabólico (Rope)
1947 - Agonia de amor (The paradine case)
1946 - Interlúdio (Notorious)
1945 - Quando fala o coração (Spellbound)
1943 - Um barco e nove destinos (Lifeboat)
1943 - A sombra de uma dúvida (Shadow of a doubt)
1942 - Sabotador (Saboteur)
1941 - Suspeita (Suspicion)
1941 - Um casal do barulho (Mr. and Mrs. Smith)
1940 - Correspondente estrangeiro (Foreign Correspondent)
1940 - Rebeca, a mulher inesquecível (Rebecca)
1939 - A estalagem maldita (Jamaica inn)
1938 - A dama oculta (The lady Vanishes)
1937 - Young and innocent
1936 - O marido era o culpado (Sabotage)
1936 - O agente secreto (The secret agent)
1935 - Os 39 degraus (The 39 steps)
1934 - O homem que sabia demais (The man who knew too much)
1933 - Waltzes from Vienna
1932 - O mistério número 17 (Number seventeen)
1932 - Ricos e estranhos (Rich and strange)
1931 - The skin game
1929 - Assassinato (Murder)
1929 - Juno and the Paycock
1929 - Chantagem e confissão (Blackmail)
1929 - O ilhéu (The manxman)
1928 - Champagne
1928 - A mulher do fazendeiro (The farmer`s wife)
1927 - O ring (The Ring)
1927 - Easy virtue
1927 - Downhill
1926 - A story of the London fog
1926 - O Inquilino (The Lodger)
1926 - The mountain eagle
1925 - The pleasure garden



Hitchcock definiu a diferença entre mistério e suspense:
Mistério-Ninguém sabe o que está para acontecer.
Suspense-Personagens desconhecem a trama.O público imagina o que está prestes a rolar.





Rebecca-A Mulher Inesquecível:Primeiro filme estadunidense do mestre.













Montgomery Clift como o padre atormentado em A Tortura do Silêncio-1951.













Um Barco e Nove Destinos.Drama que fala sobre naufrágio.Destaque para uma das aparições do mestre.


















James Stewart e Grace Kelly.Um dos mais notórios e talentosos astros de Hitch.Sensualidade,mistério e voyeur em Janela Indiscreta-1954.





Henry Fonda como o homem acusado de um crime que não cometeu.O Homem Errado-1957.Único filme de Hitch baseado num caso real.Ness filme Hitch faz apenas um prólogo.









James Stewart e kim Novak em Um Corpo que Cai-1958.Considera por muitos sua obra prima máxima.E ainda por cima fez escola.









Cary Gant foge de um teco-teco na famosa cena de Intriga Internacional-1959.E pode-se dizer o mais divertido filme de Hitch.









A cena do chuveiro que entrou pra história considerada até hoje a mais assustadora cena de terror do cinema.Psicose-1960.Quando Hitch comprou os direitos do filme.Ele comprou também todos os livros para que ninguém soubesse o final e fosse ver o filme.Quando estreiou em 1960.Ninguém poderia entrar assim que começasse a sessão.Ainda por cima ganhou 3 sequências todas com Anthony Perkins como Norman Bates.E um remake em 1998 e pior é que coloriram o clássico preto e branco.Blargh!


Apocalipse.A fúria dos pássaros e a tentativa de sobreviver.Os Pássaros-1963.








Outra aparição do mestre.Cena de apelo ecológico em Frenesi-1972.Último filme inglês do mestre.









Trama Macabra-1976:Último filme do mestre.


Bem o que era pra ser apenas um meio de fazer uma rápida aparição pela falta de extra acabou se tornando uma superstição.No começo ele aparecia na metade ou fim do filme.Percebendo que os telespecatores sempre tinham ansiedade em vê-los.Hitch aparecia no começo do filme para não tirar a atençaõ deles.Esses são um dos destaques:

Acertando os ponteiros de um relógio em Janela Indiscreta.










Com um chapéu de cowboy em Psicose.













No meio da multidão em O Inquilino ou O Locatário.Também O Pensionista.Primeiro filme a fazer participação.









Tentando pegar o ônibus em Intriga Internacional.







Saindo do elevador em Quando Fala o Coração.


Carregando um contra baixo e entrando em um trem em Pacto Sinistro.












Com um maço de cigarros em Os 39 Degraus.


E olha que isso foi só uma deixa.










Influenciados de Hitch:
Temos grande diretores que foram influenciados por Alfred Hitchcock.Sendo o mais influenciado o Brian DePalma.Com um estilo próprio é claro.Dirigiu grande sucessos como Os Intocáveis-1987,Carrie a Estranha-1976,Vestida Para Matar-1980 e Dublê de Corpo-1984.Os dois úlitmo seus filmes que fazem homenagem a seus filmes.Ainda destaco Olhos de Serpente-1998 e Femme Fatale-2002.






Cena do chuveiro que homenageia Psicose.Vestida Para Matar.Com Angie Dickinson.








Dublê de Corpo,que faz referência a Janela Indiscreta.








E claro que não podemos esquecer do diretor M. Nigh Shyamalan que tem uma coisa em comum com o mestre.Ele adora fazer aparições no seu filme.E claro temos o David Fincher que não perdeu a estética videoclipe.Mas faz filmes de suspense que chegam a ser clássicos modernos exemplos:Seven-1995 e Zodíaco-2007.



Brian DePalma fez várias referências a Alfred Hitchcock.

















M. Night Shyamalan.Diretor de suspense de grande sucessos entre eles:O Sexto Sentido-1999,Corpo Fechado-2002,Sinais-2002 e Fim dos Tempos-2008.Entre outros sucessos.Costuma fazer aparições nos seus filmes e também os roteiriza.Hitch também roteirou alguns filmes seus.














David Fincher-Diretor de grande filmes de suspense.Com roteiros que lembram algusn do Hitch.
















Sem esquecer que Hitchcock além de tanto sucesso nos cinemas.Até teve seu próprio programa de tv o Alfred Hitchcock Presents.Sempre com o inesquecível tema de abertura e a introdução e e finalização sempre tendo Alfred como anfitrião do programa.Fazendo algumas piadas.Geralmente o humor negro como de costume.O Programa durou de 1955-1962.E sempre com histórias de suspense e mistérios como nos seus filmes torando-os mini-filmes.A maioria dos episódios dirigidos e escritos por Hitchcock.


Progama Alfred Hitchcock Presents-Durou de 1955-1962.
















Hitchcock se tornou referência ao cinema e grandes fãs seus como Mel Brooks que satirizou alguns filmes seus em Alta Ansiedade-1977.Dario Argento cineasta italiano e até mesmo Quentin Tarantino.


Em 1976 Alfred foi entrevistado pelo repórter Hélio Costa,pro Fantástico.Hitch disse sua cena mais assustadora.No qual é do filme Psicose.É na cena que o detetive Arbogast (Martin Balsam) sobe as escadas e é atacada pela Sra. Bates.


Detetive Arbogast cai da escada ao ser esfaqueado no rosto.A cena favorita e mais assustadora de Hitchcock.No filme Psicose.









Bernard Herrmann.O compositor preferido de Alfred Hitchcock.Compôs em parceria com Hitchcock em 8 filmes entre eles:Um Corpo que Cai e Psicose.Além de compôr para o programa Alfred Hitchcock Presents.







Saul Bass:Colaborou com Alfred em 3 filmes incluindo Psicose.No qual trabalhou como desenhista de legendas.












Em 1999 foi comemorado os 100 anos que Alfred Hitchcok faria até mesmo no progama Vídeo Show da Rede Globo.Htich com seu humor negro conseguia tanto ser polêmico quanto divertido criativo e inteligente.

Certa vez ao ser lançado Psicose.Um senhor reclamou ao Hitch com uma carta dizendo:-Minha esposa não entra mais no chuveiro.
Hitch respondeu:
-Tente lavagem a seco.

Sempre bem humorado e sarcástico.Assim era Hitch.Certa vez disse que Walt Disney era feliz.Qualquer problema com os personagens era só passar a borracha.


Em 1979 a Academia compensou Hitch dando-lhe o prêmio Irving Thalberg.Hitch em resposta disse:Obrigado.

Em 1980 foi nomeado pela Rainha Elizabeth como Cavaleiro.

Infelizmente grande filmes seus ganharam remake.Disque M Para Matar,Janela Indiscreta,Os 39 Degraus,Psicose e até Os Pássaros está prestes a ser remake.Já teve uma sequência.felizmente Alfred não estava vivo para presenciar essa onda de remakes e desrespeito a seus grandes clássicos.

Frases de Alfred Hitchcock:

"A televisão é como as torradeiras: carrega-se no botão e sai sempre a mesma coisa"

"Estilo é plagiar a si mesmo "

"Um monte de filmes são sobre a vida, os meus são como uma fatia de bolo."

"Sempre faça o público sofrer tanto quanto for possível."

"Nos filmes de cinema o diretor é Deus; nos documentários Deus é o diretor."

"Morro de medo de ovos, pior do que morrer de medo, eles me revoltam. Aquela coisa branca arredondada sem nenhum buraco. Você já viu algo mais revoltante de que uma gema de ovo quebrando e derramando seu líquido amarelo? O sangue é alegre, vermelho. Mas a gema do ovo é amarela, revoltante. Eu nunca a provei."

"Me assusto facilmente, aqui está uma lista da minha produção de adrenalina: 1 - criancinhas; 2 - policiais; 3 - lugares altos; 4 - que meu próximo filme não vai ser tão bom quanto o último."

"A televisão trouxe de volta o assassinato para o lar, que é o lugar ao qual ele pertence."

"Alguém me disse uma vez que a todo minuto ocorre um assassinato, por isso não quero te fazer perder tempo, sei que você quer voltar ao trabalho."

"Quando um ator vem até mim e quer discutir seu personagem, eu digo, 'Está no roteiro'. Se ele disser, 'Mas qual a minha motivação?', eu respondo, 'Seu salário'."

"Não há nada tão bom quanto um funeral no mar. É simples, limpo e não muito incriminador."

"O jornal é muito interessante, mas eu acho que jamais substituirá o livro por ser um apoio de porta muito pobre."

"A única forma de me livrar de meus medos é fazer filmes sobre eles."

Enfm não falta referências,homenagens ao grande mestre do suspense que fez tudo pelo cinema.Até se soube que depois de Trama Macabra.Hitch tinha mais alugma (s) idéia (s) para o próximo filme.Infelizmente não chegou a rolar ele faleceu em Abril de 1980 de falha renal.Deixando milhares de fãs.


Mas seu legado continua firme,intacto e superfluente.
Obrigado mestre Hitch.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cinema





























Louis e Auguste Lumiére criaram o cinematógrafo.Embora muitos atribume a invenção do cinema ao estadunidense Thomas Alva Edison que na verdade inventara o Cinetógrafo e mais 3 invenções.Todavia os verdadeiros pais do cinema são Louis e Auguste Lumiére.Eles trabalharam numa loja de fotografia de seu pai Antoine Lumiére.Falando nisso Antoine participou de alguns filmes dos filhos.
28 de Dezembro de 1895 foi quando se iniciou o cinema.e até mesmo sessão paga.Foram exibidos os filmes num telão (na época o telão era um pouco menor do que o Home Theather) onde fora exibido dentro do Grand Cafe Boulevard em Paris na França.O primeiro filme exibido foi A Chegada do Trem a Cidade (1895 França-L'arrivée à la Ciotat),no qual várias pessoas foram assistir a essa exibição e de cara já assustou as pessoas por causa do trem achando elas que esse fosse atropelá-las.Impressionado o público voltou e assistiu mais filmes entre eles Os Operários da Fábrica Lumiére (1895 França-Sortie de Las Usines Lumiére),no qual operários saem da fábrica após o término do serviço.O regador Regado (1895 França-L Arrosseua L Arrossé),no qual se tornou a primeira comédia pastelão,onde um jardineiro rega tranquilamente o jardim.Comida do Bebê (1895 França-Dejeuner de Bebe),no qual Auguste e sua esposa alimentam o filho.Jogo de Cartas (1895 França-Partie de Cartes),onde rola um jogo de cartas.Não era filme planejado todos esses eram improvisados pelos Irmãos.Louis cuidava mais da parte da direção do filme,enquanto Auguste era mais da produção.De qualquer forma foi a união desses dois talentos que deu o start ao cinema.Infelizmente eles não levavam fé nese invento do cinematógrafo e George Meliés,um mágico e também diretor de cinema queria muito comprar a invenção deles.Infelizmente eles recusaram a venda.Meliés então inventou seu próprio aparelho.Meliés foi quem deu início a ficção científica em especial Viagem a Lua (1902 França-Voyage dens la Lune),no qual foi pioneiro na ficção científica.O grande destaque é o foguete enfiado no olho da lua.Fora baseado nos contos de H.G. Wells e Jules (Julio) Verne.

Vale ressaltar ainda que tivemos filmes não-oficiais.Em 1876 tivemos Cavalgada em um Cavalo (1876 Inglaterra-Cavalcade in a Horse),onde James Eadward Muybridge tirou várias fotos de um cavalo cavalgando com seu jóquei onde se começou a técnica 24 quadros por segundo.
Em 1888 o francês Louis Le Prince filmou 2 segundos de cena.O filme se chama Roundhay for Garden Scene (1888-França/Inglaterra),no qual 4 pessoas passeam no jardim de uma casa.Para traduzir seria mais conveniente chamá-lo de Passeio ao Redor do Jardim.

E ainda por cima vale lembrar que pra começar o cinema teríamos que regressar a milhões e milhões de anos quando o ser humano tinha a curiosidade nas imagens.Por exemplo fazer sombra ao lado das velas foi um início para o cinema.E também aquele famoso rolo de uma foto embaixo da outra girando uma manivela.E acima de tudo a fotografia e luz elétrica,no qual contribuem de importantíssima forma para o desenvolvimento do cinema.