sábado, 21 de agosto de 2010

1959: um ano mágico

1959: um ano mágico



Um excelente iniciativa do Sesc exibir os primeiros clássicos grandiosos da Nouvelle Vague e os artistas que se consagraram no ramo.Eu mesmo sou um grande admirador e amante da Nouvelle Vague.Se já fico feliz em saber que o Sesc exibe filmes de vez em quando imagina todo mês.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

José Mojica Marins criador do Zé do Caixão



José Mojica Marins


Nascimento:13 de Março de 1936
Localização:São Paulo-São Paulo
Ocupação:Ator,Diretor,Roteirista,Produtor,Apresentador.
Destaque:Zé do Caixão
Atividade:1954-até os dias de hoje.
Esposa:Edineide "Lenir Dark" Silva
Pai:Antônio André Mains (falecido)
Mãe:Carmen Marins (falecida)
Filha:Lady Vamp
Tem mais alguns filhos e filhas.


Ou simplesmente Zé do Caixão.Considerado um dos gênios do terror.embora no Brasil ele seja muito desprezado.Todavia mundo afora ele é bem valorizado especialmente nos Estados Unidos e Europa onde passou a ser chamado de Coffin Joe.

Mojica revelou que seu personagem Zé do Caixão veio de um pesadelo que ele teve.


Atualmente ele apresenta no Canal Brasil o programa O Estranho Mundo de Zé do Caixão,no qual ele faz entrevista com um convidado/a toda semana.

Infelizmente no Brasil ele sofreu muitas injustiças com seus filmes de terror e Zé procurava ser o mais realista possível nos seus filmes.Alguns atores já morreram durante as filmagens de um dos seus filmes mais recentemente Jece Valadão em 2006,quando Mojica concluiu sua trilogia do demônio com o filme Encarnação do Demônio,cujo lançamente se deu em Agosto de 2008.
Infelizmente em muitos lugares do Brasil seu filme não chegou a passar frustrando milhares de fãs incluisive esse que vos fala.DVD também é muito difícil procurar de alguns dos seus filmes.Temos que admitir que comparando com hoje Zé do Caixão sofre menos naquela época de ditadura.Vários filmes seus sofreram censura.

Amigos para Mojica não faltaram inclusive o diretor do momento Glauber Rocha era um admirador nato dos trabalhos de Mojica.Luís Sérgio Person outro famoso cineasta brasileiro.

Chegou a fazer alguns trabalhos na tv foi até apresentador do Cine Trash sessão vespertina que passava na Rede Bandeirantes.


Mojica inspirou o Cinema Marginal.

B. Lobo e Honey wanderney fizeram homenagem a eles com 2 marchinhas:Em CIma da Hora e Castelo dos Horrores.

José trabalhou muito como professor de artes dramáticas.Aliás muitos de seus filmes que ele fez tem no elenco seus alunos e alguns colegas com quem trabalhou.

Nasceu em 13 de Março de 1936.Vila Mariana distrito de São Paulo.Morava com sua família ao lado de um cinema.Seu pai era gerente de lá.Ganhou uma câmera V-8 e começou a fazer seus curtas no qual foi a atividade que não parou mais de fazer que é o cinema.Fundou a Compania Cinematográfica Atlas aos 17 com a ajuda de amigos.
Década de 50.1956 realizou o inacabado Sentença de Deus.1958 conclui o filme Sina de Aventureiro,que é um farostes caboclo.

Começa a virada de Mojica na décade de 60
11 de Outubro de 1963Mojica criou o personagem Zé do Caixão.
O nome verdadeiro de Zé do Caixão o personagem que Mojica criou se chama Josefel Zanatas.Zanatas trabalha numa funerária.Esteve presente na Guerra.Ao voltar da Guerra já era casado e vê que a mulher se envolveu com um amigo seu.Revoltado ele assassinou a ambos.Passou a vestir uma capa,cartola e deixou as unhas cresceram.Em seguida passou a não acreditar nem em Deus e nem no Diabo a não ser nele mesmo.Daí a origem do pesadelo de Mojica.A partid daí ela passou a busca da mulher perfeita que lhe geraria o filho perfeito para assim poder continuar seu legado de horror.Curiosidade a barba que ele deixou crescer era uma promessa de família e caiu como uma luva pra o personagem..


Mojica Marins afirma que a idéia do personagem surgiu em um sonho:

"Certa noite, ao chegar em casa bem cansado, fui jantar. Em seguida, estava meio sonolento, entre dormindo e acordado, e foi aí que tudo aconteceu: vi num sonho um vulto me arrastando para um cemitério. Logo ele me deixou em frente a uma lápide, lá havia duas datas, a do meu nascimento e a da minha morte. As pessoas em casa ficaram bastante assustadas, chamaram até um pai-de-santo por achar que eu estava com o diabo no corpo. Acordei aos berros, e naquele momento decidi que faria um filme diferente de tudo que já havia realizado. Estava nascendo naquele momento o personagem que se tornaria uma lenda: Zé do Caixão. O personagem começava a tomar forma na minha mente e na minha vida. O cemitério me deu o nome; completavam a indumentária do Zé a capa preta da macumba e a cartola, que era o símbolo de uma marca de cigarros clássicos. Ele seria um agente funerário."
— José Mojica Marins


A estréia de Zé do Caixão surgiria com o filme À Meia Noite levarei sua Alma.Marca a maturidade de Mojica como diretor.Além de ser ator Mojica também é diretor,produtor e roteirista.



Passou por várias dificuldades inclusive enfrentando a censura no quais seus filmes continham cenas de violência,nudez e sexo.

Além do terror que o consagrou Mojica também trabalhou com filmes de comédia,pornô,aventura entre outros.

Muitas vezes seu personagem de terror foi tomado de forma cômica no qual muitas vezes teve que fazer por necessidades financeiras.

Outro filme bem marcante de Mojica é o filme O Estranho Mundo de Zé do Caixão.No último episódio ele interpreta o professor Oxiac Odez (Leia de trás pra frente e vê no que vai dar) no qual desafia um professor e sua esposa tentando provar que o instinto domina a razão.


Exorcismo Negro foi inspirado no grande sucesso do filme estadunidense O Exorcista.Nesse filme Mojica interpreta 2 personagens ele mesmo (José Mojica Marins) e Zé do Caixão,no qual os dois se enfrentam.

Claro que não dá pra esquecer a trilogia do demômio que ele produziu:À Meia Noite levarei sua Alma-1963:no qual Zé do Caixão provoca o pânico numa pequena cidade.Ele está a busca da mulher para gerar o filho perfeito.Para isso ele busca a mulher de seu amigo.
Esta Noite encarnarei no teu cadáver-1967:Desta vez Zé do Caixão conta com a ajuda de um criado para buscar a mulher que irá gerar o filho perfeito.Ele rapta 6 moças para um ritual no qual enfrentam terríveis torturas.Destaque para a incrível cena onde Zé do Caixão vai no inferno feito de gelo no qual é seu pesadelo sendo também a única cena colorida do filme.
Ambos os filmes citados são preto e branco.
e pra finalizar temos Encarnação do Demônio-2007 Zé do Caixão sai da prisão de uma cela para doentes mentais após 40 anos.Mais uma vez a procura da mulher que poderá gerar o filho perfeito.Desta vez Zé do Caixão se encontra na grande metrópole de São Paulo.


Este último filme do Mojica teve um orçamento estimado em 1 milhão com leis de incentivo.O interessante é que ele foi distribuído pela Fox.
Raymond Castile ator americano interpretou Zé do Caixão jovem no flasback.



Trabalhou no teatro com a peça Zé do Caixão e Lampião no Inferno e escreveu o livro As Crônicas de Terror de Zé do Caixão.Alguns cineastam fizeram documentário de sua vida.

Visual de Zé do Caixão é inspirado no Drácula.Mas é mais na capa porquê vemos que ele tem a cartola e poderes de maldições.Outra coisa Zé do Caixão sempre joga praga nos seus inimigos.Tanto no Cine Trash (quando tinha) quanto no seu atual talk-show do Canal Brasil Zé do Caixão sempre joga uma praga.Geralmente nas pessoas que trazem incômodos como por exemplo:políticos,folgados no trânsito etc.

Enfim Zé do Caixão não deixa de ser referência no Brasil.Apesar de muita gente desprezar seus filmes seu talento.Infelizmente a maioria de seus filmes não se encontram em dvd e mesmo assim e só pra venda.Porém com o passar do tempo O tempo foi justo para Mojica hoje em dia ele é uma referência cult no Brasil.E apesar de alguns acharem que ele copiou algum personagem estrangeiro Zé do Caixão é tipicamente brasileiro.E claro nosso querido José Mojica Marins que mesmo sendo consagrado como Zé do Caixão.Tem talento para todo tipo tanto de personagem quanto atrás das câmeras.


Curiosidades sobre o Mojica:
Torce pelo Corinthians.
Tem uma filha que é atriz chamda Liz Vamp.
Trabalha com cinema desde 1954.
"Zé do Caixão" também foi apelido de um automóvel da Volkswagen chamado VW 1600, fabricado de 1969 a 1970.
Foi candidato a vereador."Pela educação e população vote Zé do Caixão 36.013".
Nos Estados Unidos ele é chamado de Coffin Joe que é exatamente seu nome no inglês
Levou 40 anos para concluir sua continuação Encarnação do Demônio.(o que comprova sua persistência)
Tinha amizade com grande cineastas que o ajudaram na carreira entre eles:Glauber Rocha,Rogério Sganzerla,Luís Sérgio Person e outros.
No seu programa Estranho Mundo de Zé do Caixão tem um assistente o Capetinha.
Cortou as unhas gigantes no show do Sepultura.



Principais Prêmios e Indicações

À Meia-Noite Levarei Sua Alma

* Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico y de Terror Sitges (Espanha), em 1973;
* Prêmio L’Ecran Fantastique para originalidade, em 1974;
* Prêmio Tiers Monde da imprensa mundial, na III Convention du Cinéma Fantastique (França), em 1974.

Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta)

* Melhor ator (José Mojica Marins) e Melhor Roteiro (Rubens Lucchetti), no Rio-Cine Festival, em 1986.

Encarnação do Demônio

* Troféu Menina de Ouro de Melhor filme de ficção por júri oficial e crítica, Melhor fotografia (José Roberto Eliezer), Melhor montagem (Paulo Sacramento), Melhor edição de som (Ricardo Reis), Melhor direção de arte (Cássio Amarante) e Melhor trilha sonora (André Abujamra e Marcio Nigro) no 1º Festival Paulínia de Cinema, em 2008;
* Melhor Diretor de Cinema (José Mojica Marins), no 2º Prêmio Quem de Cinema, 2008;
* Melhor Melhor Ator (José Mojica Marins) e Melhor Direção de Arte (Cassio Amarante), tendo sido indicado a Melhor Direção (José Mojica Marins), Melhor Roteiro (Dennison Ramalho e José Moijica Marins), Melhor Atriz (Cléo de Paris), Melhor Ator Coadjuvante (Jece Valadão), Melhor Atriz Coadjuvante (Helena Ignez) e Melhor Trilha Sonora (André Abujamra e Marcio Nigro), no V Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema Paulista, em 2009.

Bem pessoal isso é tudo.Até lá até lá até lá!


Filmografia
[editar] Como diretor

* 1945 - A Mágica do Mágico
* 1946 - Beijos a Granel
* 1947 - Sonhos de Vagabundo
* 1948 - A Voz do Coveiro
* 1955 - Sentença de Deus (inacabado)
* 1958 - Sina de Aventureiro
* 1962 - Meu Destino em Tuas Mãos
* 1963 - À Meia-Noite Levarei Sua Alma
* 1965 - O Diabo de Vila Velha
* 1966 - Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver
* 1967 - O Estranho Mundo de Zé do Caixão
* 1968 - Trilogia do Terror
* 1970 - Ritual de Sádicos
* 1971 - Finis Hominis
* 1972 - Dgajão Mata para Vingar
* 1972 - Quando os Deuses Adormecem
* 1972 - Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro
* 1974 - A Virgem e o Machão
* 1974 - Exorcismo Negro
* 1975 - O Fracasso de Um Homem nas Duas Noites de Núpcias
* 1976 - Como Consolar Viúvas
* 1976 - Inferno Carnal
* 1976 - Mulheres do Sexo Violento
* 1977 - A Mulher Que Põe a Pomba no Ar
* 1977 - Delírios de um Anormal
* 1977 - Estranha Hospedaria dos Prazeres
* 1978 - Mundo-Mercado do Sexo
* 1978 - Perversão
* 1980 - A Praga
* 1981 - A Encarnação do Demônio
* 1983 - Horas Fatais - Cabeças Cortadas
* 1984 - A Quinta Dimensão do Sexo
* 1985 - 24 horas de sexo explícito ou 24 horas de sexo ardente
* 1986 - Dr. Frank na Clínica das Taras
* 1987 - Quarenta e Oito Horas de Sexo Alucinante
* 1994 - Demônios e Maravilhas
* 1996 - Adolescência em Transe
* 2004 - Fim (curta metragem)
* 2008 - Encarnação do Demônio

[editar] Como ator

* 1960 - Éramos Irmãos (de Renato Ferreira)
* 1966 - O Diabo de Vila Velha (Armando de Miranda e Ody Fraga)
* 1969 - O Cangaceiro Sem Deus (de Oswaldo De Oliveira)
* 1970 - O Profeta da Fome (de Maurice Capovila)
* 1977 - O Abismo (de Rogério Sganzerla)
* 1977 - O Vampiro da Cinemateca (de Jairo Ferreira)
* 1978 - A Deusa de Mármore (de Rosângela Maldonado)
* 1980 - Chapeuzinho Vermelho (de Marcelo Motta)
* 1982 - O Segredo da Múmia (de Ivan Cardoso)
* 1984 - Padre Pedro E a Revolta das Crianças (de Francisco Cavalcanti)
* 1985 - O Filho do Sexo Explícito (de Francisco Cavalcanti)
* 1986 - A Hora do Medo (de Francisco Cavalcanti)
* 1987 - As Belas da Billings (de Ozualdo Ribeiro Candeias)
* 1987 - Horas Fatais (de Francisco Cavalcanti e Clery Cunha)
* 1989 - Dama de Paus (de Mário Vaz Filho)
* 1990 - O Gato de Botas Extraterrestre (de Wilson Rodrigues)
* 1996 - Babu e a Vingança Maldita(de Cesar Nero)
* 1997 - Ed Mort (de Alain Fresnot)
* 1997 - A Filha do Pavor (de Andréa Pasquini)
* 2001 - Dr. Bartolomeu e a Clínica do Sexo (de Mário Lima e Tom Camps)
* 2001 - Tortura Selvagem - A Grade (de Afonso Brazza)
* 2004 - Um Show de Verão (de Moacyr Góes)
* 2005 - A Marca do Terror (de Ivan Cardoso)
* 2009 - A Cruz e o Pentagrama (de Cesar Nero)

Parabéns José Mojica Marins por sua dedicação ao Cinema e mesmo quando a situação está péssima você não desiste.


/Exorcismo+negro-cartaz.jpg">
Criador e criatura se confrotam no terror Exorcismo Negro


Estranho Mundo de Zé do Caixão com seu assistente o Capetinha e um convidado:Agnaldo Timóteo.


Encarnação do Demônio-Última parte da trilogia.



Esta Noite Encarnarei no teu cadáver-Cena do inferno colorida.Única cena colorida.


À Meia Noite Levarei sua Alma-Estréia do Zé do Caixão e o início do terror no cinema brasileiro.


Volks Wagen 1600 conhecido como o popular Zé do Caixão que foi fabricado entre 1969-1970.


Raymond Castille fez o jovem Zé do Caixão em Encarnação do Demônio.Ator estadunidense bem parecido com Zé do Caixão na juventude.


Candidato a vereador.


Zé do Caixão


Com sua filha a atriz Liz Vamp.


Estranho Mundo de Zé do Caixão entrevistando Supla





Mojica e Raymond