domingo, 10 de agosto de 2008

Curtas-Metragens

Curta-Metragem é todo filme de duração de até 25 minutos.Acima de 25 até 55 é Média-Metragem e acima de 55 já é considerado Longa Metragem.Bem tudo se tem um começo e como tudo começa pequeno isso também se aplica ao cinema.Tudo começou em 1895 em Paris na França.Os Irmãos Lumiére passaram as primeiras sessões pagas.Os filmes duravam na época 45 segundos no máximo.Claro que não era apenas um mas dezenas de filmes um atrás do outro.Pros padrões de hoje até podemos chamar de curta-metragem.Embora tenha ocorrido uma variedade de gêneros dentro de um curta.Exemplos:Documentário-Chegada do Trem a Cidade,no qual milhares de pessoas sairam correndo assustada achando que o trem iria atropelá-las.Ou então a comédia com O Regador Regado.













O Regador Regado de 1895 dirigido pelos Irmãos Lumiére.Início da comédia no cinema.E claro o tempo que os curtas invadiram o cinema e ainda por cima era tudo apenas uma novidade.


Hoje em dia é algo super comum assistirmos curtas metragens.Algo que você pode assistir na televisão,dvd e até mesmo na internet em especial o Youtube.E claro o site www.portacurtas.com
Mas vamos dar um pouco mais de destaque a um tipo de filme que até podemos chamá-lo de gênero.O Curta é algo que muitos cineastas e outros da equipe técnica começam para chegar aos longas metragens.Até mesmo o Oscar que apesar de cometer muitas falhas ele não despreza uma categoria de imenso valor que são Oscar de melhor Curta,Curta de Animação e Documentário-Curta.O que significa que jamais perdeu seu valor.Hoje diretores de grande prestígio já fizeram curtas.É o caso de François Truffaut,Jean Luc Goddard,Bille August,Walter Salles,Win Wenders,Zhang Ymou,Steven Spielberg,José Mojica Marins,Chen Kaige e muitos outros.O Curta de Animação é outro destaque importante.E sem esquecer o Documentário Curta.Agora a pessoa pergunta porquê é importante o curta-metragem?Oras ele é importante na formação para ser um bom profissional de cinema seja o que for:direção,fotografia,atuação,roteiro,direção de arte,etc.

Dois canais a cabo passam curta metragens.Um é o Eurochannel,que passa o eurocurtas.Ou seja a grande importância de se conhcer curtas europeus.E outro o Canal Brasil que só passa curta brasileiro.Repare-se que muitas pessoas pra fazerem seus primeiros filmes começam com o Curta claro.Sendo mais comum um curta de terror que é o caso de muitos profissionais.Dois curtas dessa categoria que me impressionaram foram Acorda Rapaz de JP e O Gato Negro de Jefferson Assunção.


















Acorda Rapaz-1o curta-metragem que foi trabalhado com a turma JP,no qual o mesmo dirigiu o filme.Estrelado e produzido por uma turma de atores que estudaram interpretação de tv e cinema.através do diretor e professor Jean Pierre (JP).A propósito eu era um desses alunos que também participou do filme dele.





O Gato Preto-1o curta dirigido por Jefferson Assunção.Aluno da faculdade UNA de Belo Horizonte.Curso Cinema e Vídeo.







Uma grande importância que se deve dar é que muitas vezes esse tipo de filme é feito por amadores.O que não deixa de ser importante.Afinal se começa como amador para se tornar profissional.Bem nem sempre profissional se sai melhor como amador.Vale ressaltar que os próprios Irmãos Lumiére não botaram fé na invenção que fizeram o que torna isso uma tristeza.Eles não tinham a menor idéia do que aquela invenção chamada cinema iria revolucionar (e muito) na vida das pessoas.

Não podemos esquecer que muitos grandes diretores brasileiros também começaram com curta metragem.Um grande destaque que se dá é para o cineasta gaúcho Jorge Furtado.Dirigiu grandes sucessos do cinema nacional entre eles O Homem que Copiava (2002),Meu Tio Matou um Cara (2004) e Saneamento Básico (2007).Todos os 3 com o Lázaro Ramos.De tanto curta que Jorge dirigiu um grande destaque é o curta Ilha das Flores de 1989.No qual fala sobre o lixo,sociedade capitalista e também o reaproveitamento da comida,que muitas vezes é desperdicado.Um detalhe importante é que a tal Ilha das Flores não é nenhum ilha paradisíaca e sim um lugar de refeitório.Sendo esse um documentário-curta com a narração de Paulo José.

Ilha das Flores-Crítica ao capitalismo,consumismo,sobre o lixo e outros assuntos.










A grande pena disso tudo é que os curtas nem chegam bem a passar no cinema.E se passam é muito raro.Lógico que são gratuitos.Infelizmente com tanta tecnologia o povo chega a esquecer o que é entender cinema de alma e coração.Maioria deles dando mais importância ao cinema hollywoodiano,estadunidenses (afinal americano é quem nasceu na América) e filmes de orçamento astronômico.Vale lembrar que não só o Cinema Nacional assim como o Cinema de outros países e filmes de baixo orçamentos conseguem bota no chinelo qualquer filme caro ou super caro.O lado bom disso tudo é que além do porta curtas você também consegue assistir em outros sites e até mesmo no Youtube (no qual pode-se dizer a tv da internet) e no Google Video também.

Claro que não podemos deixar de lado curtas de outros países como a Índia,Alemanha,Japão,Estados Unidos,Austrália e muitos outros.E claro muitas faculdades sairam ganhando fazendo os curtas sendo de publicidade e propaganda,cinema e outros meios que envolvem.E até mesmo os cursos de audiovisual.Afinal o que custa ficar menos de 25 minutos pra ver algum filme desse tamanho de duração?

PS:Desculpe se deixei de fora algum outro curta importante.São muitos curtas para se comentar.Mas em todo caso comente sua opinião e fale sobre um curta que foi muito importante na sua opinião.Afinal aqui as opiniões dos leitores tem toda importância do mundo.

7 comentários:

John disse...

Uma redação obra de arte.Sem curta o cinema não existiria.Oras tudo começa pequeno e vale lembrar que tem alunos do Colégio Energia de Blumenau que também sabem como fazer excelentes curtas bem criativos.Parabéns!!!

Jeff Assunção disse...

Nossa, obrigado por divulgar meu curta, John.

Belo texto, cara.

Abraçao

Robson Matos Mourão disse...

Olá! Sou de Belém do Pará. Há pouco tempo fui encantado pela sétima Arte. Tomei como objeto de pesquisa a arte cinematográfica...tenho tido dificuldade de acesso a livros que tratem de CINEMA...achei admirável a intenção do seu blog. Gostaria de fazer um humilde pedidO - tem como postar as referencias bibliográficas sobre o início do cinema com os irmãos lumiere? Grato pela ateção

Robson Matos Mourão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robson Matos Mourão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robson Matos Mourão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robson Matos Mourão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.