segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jefferson Assunção-Entrevista.



Jeff faz pose de Alfred Hitchcock.



"O cinema é um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini)


Nos dias 9 e 10 de Julho eu entrevistei o estudante de cinema Jefferson Assunção.Jefferson já dirigiu um curta metragem O Gato Preto e foi assistente de direção em 2 curtas:Segundo as Estatísticas os Malandros não podem ter Vez e Dois Dedos,que foi recentemente lançado no Youtube.Jefferson que gosta de ser chamado de Jeff é mineiro,estudante da UNA em Belo Horizonte.Ele estuda Cinema e Audiovisual.Um grande e inteligente cinéfilo e um promissor cineasta.Nós compartilhamos juntos nossa paixão por cinema.No decorrer da entrevista falamos sobre o nosso assunto preferido que é claro Cinema,sua importância e seu trabalho confiram a entrevista:


John - Qual a sua profissão?
Jeff - Bom, como estou sem fazer nada no momento, gosto de dizer que sou estudante de cinema.
Sou blogueiro também.
Tenho 2 blogs:um de críticas de filmes,outro que escrevo sobre assuntos em geral


John - Qual o melhor filme do século 20 na sua opinião e porquê
Jeff - Bom,eu custei a formar essa opinião,mas penso que é O Poderoso Chefão, pois foi um filme que revolucionou a indústria cinematográfica americana,revelou o jovem Francis Ford Copolla e ajudou Marlon Brando a elevar sua carreira a outros níveis, mesmo ele já sendo o melhor ator do mundo na época.
É um filme com uma fotografia belíssima, que criou escola, uma trilha sonora maravilhosa, atuações geniais,como a do citado Brando e a de Al Pacino.
Outra coisa é o filme com a melhor construção de personagens da história, cheio de personagens complexos.
Alem disso tudo,é um filme que fala de temas universais,como a família e usa o subgênero gângster para representar esses temas,isso aliás,fica evidente,pelo fato das palavras Máfia e seus derivados,ou gângster nunca serem citadas pelos personagens.


John - Pois é foi com esse filme eu aprendi que a "Máfia" não é tão má quanto as pessoas dizem e que as grandes organizações criminosas também têm sua bondade etc...
Jeff - Sim e são organizadas em torno de famílias que se comportam como qualquer outra
Exceto pelo fato de serem criminosos.E antes de tudo é um filme sobre família e honra, como eu disse antes,temas universais.


John - Qual é o seu sonho profissional?
Jeff - Bom,meu sonho profissional é ser critico e teórico de cinema e quero mudar o modo como se faz crítica no mundo ou seja,os critérios de avaliação de um filme,etc.
Quero trabalhar em algo,nem que para isso eu tenha q prestar um concurso,em que possa sobrar tempo para eu tentar me envolver numa área ligada mais especificamente ao cinema,como roteirista,produtor ou ate direito mesmo,se possível.Também gostaria de ser professor ou coordenador de um curso de cinema.
Próxima...


John - Você gostaria de trabalhar em Hollywood?
Jeff -Se eu disser que não,estarei mentindo.Penso que Hollywood não é esse monstro todo que muitos falam. Como qualquer outra indústria cinematográfica,inclusive a brasileira, em Hollywood são feitos muitos filmes bons e muitas porcarias também,obviamente.A diferença fica pelo fato de lá,o marketing ser pesado e,alias, os americanos ou estadunidenses estão certíssimos,pois eles tem de vender o peixe deles.Não entendo porque muitas pessoas tem tanto ódio de Hollywood, pois queira ou não,é a industria mais organizada do mundo e,mesmo sabendo dos problemas que eu poderia ter com produtores,eu me arriscaria.


John - Quer dizer que se você trabalhasse pros lados de Hollywood você não iria mais fazer produções independentes.Com todo respeito mas você não valoriza produções independentes brasileiras e estrangeiras?
Jeff - Faria produções independentes também,caso conseguisse conciliar.Em nenhum momento eu disse q não respeito as produções independentes,eu as adoro aliás,eu dou valor a qualquer tipo de cinema,quer seja independente ou não,quer seja brasileiro, americano,ou de qualquer outra nacionalidade.
Outra coisa, não vamos ser tolos e românticos ao pensar que as produções independentes nãoo visam atingir uma boa parte de espectadores e conseguir lucrar para pagar os gastos com a produção e nem também generalizar dizendo que em Hollywood só se faz porcaria, porque sai muita coisa boa de lá também.
Só pra fechar,o fato de eu valorizar e gostar das produções independentes não quer dizer que eu me veja obrigado a trabalhar com elas,isso é uma questão de escolha de cada um.Eu que já fiz 3 curtas-metragens independentes sei como ninguém o quão complicado é fazer cinema independente.

John - Sim mas vale a pena?
Jeff - Claro, principalmente por estarmos fazendo o que amamos.

John - Filme bom de verdade é aquele que custou bem caro?
Jeff - Obviamente que não.Existem filmes caros geniais e existem filmes caros péssimos. Do mesmo jeito há filmes baratos excelentes e filmes baratos péssimos.
Filme bom é o que consegue atingir sua proposta da melhor forma possível e ponto final.Glauber Rocha mesmo fazia filmes que exigiam orçamentos altos,mas os fazia com orçamentos baixos, pois seus pais que financiavam com o maior esforço seus filmes, e conseguiu ser um dos maiores cineastas da história,com filmes belíssimos e inteligentes,que estão entre os melhores já realizados.


John - Como é que é?os pais de Glauber que financiavam seus filmes?
Jeff - Sim, você não sabia?

John – Não!
Jeff - Os pais dele compravam os rolos de película 35 mm e o resto o Glauber se virava, chamava amigos para ajudarem-no.
O mais caro,aliás,são os rolos de película.


John – OK.Qual é a importância do cinema em sua vida?
Jeff - Essa pergunta me sinto na obrigação de respondê-la de um modo bem apaixonado e romântico.Bom, cinema é tudo na minha vida.Desde pequeno eu era apaixonado por filmes, cheguei a ver A Fantástica Fábrica de Chocolate,de 1971,umas 15 vezes e Alice no País das Maravilhas,do Walt Disney umas 15 também.Isso porque eu já gostava de ver e rever os filmes que mais gosto desde criança. Acabou que isso se tornou um hábito e se tornou um habito também sempre me manter informado sobre tudo ligado a cinema. Minha escola possuía um festival de cinema anual e eu sempre fazia porcarias,muito porquê só fazia filmes com pessoas que não tinham a mesma paixão que eu e eram descompromissadas.
Então,eu era uma espécie de Ed Wood do meu colégio.Quando me formei,tentei vestibular para comunicação na UFMG e não passei.Na época eu pensava em ser jornalista esportivo, pois futebol é minha outra paixão,mas sempre tinha em mente que um dia gostaria de estudar cinema.
Acabou que em uma conversa com meus avós, que me criam, eles aceitaram em ajudar a financiar meus estudos e eu fui estudar cinema.Atualmente,eu estou indo para o 5º período do curso e prestes a me formar e já fiz 3 curtas-metragens.Meu amor por cinema é tão grande,que eu devoro livros de teóricos cinematográficos e,sem querer me gabar,estou entre os melhores alunos da minha turma.
Isso porquê penso que para ser um bom profissional,temos q nos empenhar.


John - E olha q os filmes dele são maravilhosos em especial Plano9 do Espaço sideral.
Jeff - Com toda certeza.Chego a assistir de 3 á 5 filmes por semana,analisar todos os detalhes que para outras pessoas passariam despercebidos.


John - Seus avós gostam de cinema?Talvez não tanto quanto você.Gostam de clássicos e dos atuais?Outra coisa você falou q eles assistem DVD.
Jeff - Minha avó gosta mais de filmes românticos e não vê tantas coisas.Mas meu avô é apaixonado por filmes de ação,policiais e western.Aliás, eu aprendi a gostar de westerns,com ele e esse gênero se tornou um de meus preferidos.


John - E eles te dão a maior força?
Jeff - Sim,são muito corujas.Sempre me incentivam quando estou fazendo um novo curta-metragem e sempre elogiam,dizendo que daqui uns tempos estarei fazendo longas-metragens.


John - com avós assim eu até convidaria eles pra fazerem uma participação especial no meu filme.
Jeff - Ás vezes eles brincam que irão fazer,quem sabe um dia, hein?


John - É verdade q você prefere ou acha melhor mais os filmes estadunidenses do que os filmes de outra parte do mundo?
Jeff - Não, claro q não.Eu assisto de tudo e mais um pouco.Tenho q admitir que não assisto tantos filmes orientais,mas assisto muitos filmes de outro paises que não são dos EUA, em especial o Brasil.Aliás,Terra em Transe,do Glauber Rocha, está entre os 10 melhores filmes que já vi.
Ás vezes eu aparento gostar mais dos filmes americanos do que os de outros paises, pelo modo com que "defendo" os filmes dos EUA,mas na verdade eu estou só tentando abrir os olhos de muitos pseudo-intelectuais que insistem em dizer que nenhum filme americano presta, apenas por simples ódio infundado dos EUA.
Mas pra se ter idéia como eu não só vejo filmes americanos,meus cineastas preferidos são Stanley Kubrick,que se rebelou com Hollywood e foi fazer filmes na Inglaterra, Ingmar Bergman,Federico Fellini,Alfred Hitchcock, Charles Chaplin e Sergei Enseinstein.Veja que nenhum deles, exceto Kubrick, são americanos.


John - Melhor canção de filme!
Jeff - Difícil essa,vou pensar aqui e já te respondo...
Canção original ou trilha sonora?
John – Tanto Faz!
Jeff - Bom, na ordem, a trilha sonora de O Poderoso Chefão,a de 2001 - Uma Odisséia no Espaço,qualquer trilha sonora de qualquer filme do Sergio Leone,a canção "Everybody's talkin" que é o tema de Perdidos na noite e "Raindrops keep falling on my read",tema de Butch Cassidy.



John - Diretor (es) que mais te influenciou e o melhor (es) na sua opinião.
Jeff - Sem duvida, o diretor q mais me influenciou e continua a influenciar,foi Stanley Kubrick.Já assistia e tinha paixão por seus filmes, principalmente 2001 - Uma Odisséia no Espaço,desde meus 15 anos. Outros cineastas como Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola,Ingmar Bergman, Federico Fellini, Glauber Rocha, Sergei Eiseinstein, Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, entre outros.


John - Melhor Ator.
Jeff - Sem dúvida ou medo de errar,Marlon Brando.Foi o melhor aluno do Actor's Studio e o ator que mais soube usar o Método. Mesmo em sua época de decadência, conseguiu imprimir atuações memoráveis.Foi um rebelde, que questionou e revolucionou a forma de interpretar e,infelizmente, nunca mais teremos um ator de seu porte.

John - Melhor Atriz.
Jeff - Tem 3 que eu adoro e considero as melhores.Na ordem,Audrey Hepburn,Ingrid Bergman e Grace Kelly.Mas Audrey é a melhor na minha humilde e modesta opinião.Ela levou um novo glamour para o cinema e era uma atriz que tinha um modo de interpretar todo especial.Era uma atriz que não tinha portes físicos avantajados,como as curvas estonteantes de Marilyn Monroe,mas tinha um rosto belíssimo.Além disso,era uma atriz com corpo de modelo e interpretação de diva, conseguindo roubar a cena de qualquer grande ator ou atriz com quem trabalhava.


John – Com que atriz você gostaria de dar uns pega?
Jeff - Das antigas, Grace Kelly e Marilyn Monroe,das mais novas, Jennifer Connely e Nicole Kidman.

John – E com qual ator?
(Gargalhadas)
Jeff - Uai, se eu fosse mulher,daria uns pegas no Marlon Brando e no Paul Newman, nos mais novos atores, seria o Leonardo Di Caprio e o Johnny Depp.

Jeff - Se eu fosse mulher....
Deixar bem claro isso...
(Gargalhadas)
Jeff - Pergunta seria agora...
John - Deixa pra lá.
(Gargalhadas)




Jeff faz as anotações nas filmagens de Dois Dedos.Jeff e sua prancheta.



John - O quê acha do nosso Cinema Nacional do ontem ao hoje e claro do amanhã!
Jeff - Acho um cinema maravilhoso com grandes possibilidades,mas q precisa procurar outros temas,pois favela e Nordeste já são muito recorrentes. O cinema brasileiro sempre foi grande,pois nos fomos pioneiros no inicio do século XX importando cinematógrafos com os Irmãos Lumiére.Quanto ao passado,temos que ver e rever para sempre aprender com os clássicos.
Quanto ao presente,vejo grande desenvolvimento,apesar de pensar que já passou da hora de implantarmos um indústria cinematográfica decente no Brasil,pois fazer filmes com leis de incentivo é complicadíssimo.
Já o futuro,vejo um grande futuro para nosso cinema,conquanto que a forma de fazer filmes no Brasil mude para que tenhamos mais acesso a recursos financeiros e também que encontremos outros temas para serem abordados e que paremos de nos fazer de coitadinhos e continuemos em nosso belo caminho,recebendo mais e mais prêmios lá fora.


John- É o Cinema surgiu na França!
Jeff - Apesar que o cinema como arte ou comunicação de massa surgiu com os Lumiére,mas já vinham sendo feitas experiências na área,com Thomas Edison,principalmente.


John - Qual sua opinião sobre o Oscar.Você concorda q é a melhor premiação do cinema?
Jeff - Não é a melhor,nem a mais importante.É a mais importante do cinema americano, especificamente.Deixemos bem claro q o Oscar é uma premiação feita pra prestigiar e vender os filmes americanos.É uma premiação que eu sempre acompanho e gosto muito, mas tenho a consciência que ela é tudo isso que eu disse antes.


John - E as demais premiações?
Jeff - Bom,todas as premiações e festivais de cinema são importantes. Como premiações, temos o BAFTA,o Cesar,European Film Awards,o David di Donatello,o Grande Premio Brasil de Cinema. Com festivais, temos o de Cannes,o de Gramado,o Veneza,o de Berlim,o Sundance, etc.


John - Livro preferido e autor.
Jeff - Onde os velhos não tem vez de Cormac MacCarthy.Deu origem ao filme Onde os fracos não tem vez.Fala sobre o panorama da violência urbana de forma bastante metafórica,alem dos sacrifícios que somos obrigados a fazer na vida pelo o que queremos.


John - Além de cinema o que mais que você gosta?
Jeff - Literatura,música,internet,minha família,meus amigos,futebol e televisão.


John - Verdade cinéfilo não pode só viver de cinema.
Jeff - Claro q não!


John - Como você se sente em ser um diretor e roteirista de cinema
Jeff - Eu não sou,quero ser...


John- Não é?Mas você já dirigiu um curta e escreveu.
Jeff - Mas exerço isso na faculdade muito bem.Cinema dá trabalho,mas é muito gostoso de fazer e é o q eu mais gosto.


John - Quais atores e atrizes que você gostaria de dirigir num filme seu?
Jeff - Christopher Walken,Sean Penn,Robert De Niro,Phillip Seymor Hoffman,Johnny Depp, Nicole Kidman,Wagner Moura,José Dumont.


John - Como foi sua experiência quando dirigiu seu primeiro filme Gato Negro?
Na verdade dirigiu e escreveu.
Jeff - Teve seus lados bons e ruins.O lado bom foi ganhar experiência.O ruim foi que eu ainda não sirvo para ser diretor,eu não tenho comando, mas é uma coisa que estou trabalhando para me aprimorar mais.


John - Mesmo assim você foi diretor.
Jeff - Sim, mas só quero voltar a ser quando me sentir bem para fazê-lo.Por enquanto eu exerço outras funções, que também são maravilhosas.


John - Você dirigiu um curta chamado Os Malandros não Podem ter Vez.
Jeff - Pelas Estatísticas os Malandros Não Podem se dar Bem.


John- Sim e como foi essa experiência?
Jeff - Foi no primeiro período tabém.Fizemos em sala e várias duplas dirigiram cada uma das cenas. Foi uma experiência legal, pois foi um curta-metragem simples,mas que ficou muito bem feito,além de ter uma mensagem muito legal ao final.


John – E como foi ser assistente de diretor em Dois Gelos?
Jeff - Bom,por hora foi melhor do que ser diretor.Foi muito tranquilo,apesar dos inconvenientes,como o pouco tempo para gravar.Um colega meu, Matheus Rufino,que havia sido meu assistente em "O Gato Negro",dessa vez foi diretor. Ele se saiu muito bem, melhor do que eu alias,algo q eu já esperava, pois ele é uma pessoa q também entende e gosta bastante de cinema.


John - Me diga porquê as pessoas não gostam de filmes de arte,clássicos.Muita gente tem mania de falar -Ah eu odeio filme velho.O que me dizer dessas pessoas?
Jeff - Primeiro que eu abomino a expressão "filme de arte". Não concordo com essa denominação.Quanto a essas pessoas,ou são idiotas, ou não tiveram acesso mesmo a uma boa educação.
Agora,cada um fala o que quer e vê o q quer,mas um estudante de cinema ou um dito cinéfilo, não podem deixar passar batido os clássicos,pois a origem do cinema,da linguagem cinematográfica propriamente dita e as experimentações tiveram origem nos clássicos. Neles se encontra a origem de tudo e devemos sempre louvá-los.



John - E pensar que tem cinéfilos que não gostam ou nem querem ver clássicos se é o que se podem chamar de cinéfilos.
Jeff - Não se pode, são apenas pessoas q veêm filme,mas não apreciam como você e eu.


John - Ah e Cinema també é uma forma de educação!
Jeff - Com toda certeza,o cinema pode mudar a vida de uma pessoa.


John - Você acha que ainda fazem filmes clássicos e de arte nos tempos de hoje e quais filmes atuais que você enquadra nesse gênero?
Jeff - Bom, como eu disse antes,não gosto da expressão "filme de arte",pois acho muito erudita. Quanto aos clássicos,há os ditos clássicos modernos.Clássico pra mim é uma obra-prima que mudou algum panorama no cinema.Nesse sentido,hoje em dia ainda saem sim muitos clássicos e obras-primas.


John - Cite alguns clássicos modernos.
Jeff - Clássicos Modernos:Onde os fracos não tem vez,Sangue negro,Pulp Fiction,Cães de Aluguel,De Volta para o Futuro,Os Intocaveis,O Exterminador do Futuro,O Fabuloso Destino de Amelie Poulain,Scarface,O Poderoso Chefão,Brazil - O filme, Os 12 macacos
Ah,esqueci de Los Angeles - Cidade proibida e Sin City - A Cidade do Pecado.


John - Porque faltam filmes preto e branco hoje em dia?
Jeff- Bom,por vários motivos.Hoje em dia penso q só devemos fazer um filme em preto e branco quando a proposta do nosso filme exigir isso.


John- Por Exemplo!
Jeff - Meu curta-metragem, "O Gato Negro", escolhi fazê-lo em preto e branco como espécie de homenagem aos filmes de terror clássicos e porque minha proposta era parecida com a de Martin Scorsese em "Touro Indomável",ou seja, o filme em preto e branco,com os flash-backs ou lembranças dos personagens em colorido.


John - Filmes polêmicos qual a importância?
Jeff - Depende do tipo de polêmica que causam,mas penso que são importantes no sentido de fazer os espectadores discutirem sobre o assunto ou tema abordado.


John – Pra que tanta refilmagem e qual sua opinião sobre elas?
Jeff - As pessoas condenam muito as refilmagens,mas mal sabem q elas já eram feitas desde os primórdios do cinema.Na época do Exrpressionismo Alemão,chegaram a fazer algumas."Os Dez mMandamentos" de Cecil B. de Mille é uma refilmagem de um filme dele próprio de mesmo nome,da década de 1920, só que mudo.
"Sete Homens e um Destino" é refilmagem de os "Sete Samurais", "Por um Punhado de Dólares" é uma refilmagem de Yojimbo,etc.Só que o problema é que hoje nós vivemos por um lado uma crise de criatividade, no sentido de estarem saindo muitas refilmagens e muitas adaptações.
E o pior,as refilmagens são de filmes clássicos,que nunca deveriam ser profanados.Aliás, a única boa refilmagem que eu vi nos últimos tempos foi "Matadores de Velhinhas",refilgem do clássico inglês "Quinteto de morte", com Peter Sellers e Alec Guiness. Por um lado,as refilmagens tem seu lado bom no sentido de fazerem o publico mais jovem ir atrás dos filmes de origem dessas refilmagens.
Por outro, tem o lado ruim no sentido de deturparem a visão dos filmes classicos.


John - Mas você é conta ou a favor das refilmagens e me diga elas são melhores que os clássicos?
Jeff - Olha, no modo como ocorre hoje, sou radicalmente contra, pois nunca elas conseguirão ser melhores que os clássicos, no máximo conseguirão ser quase tão boas,o que ocorre esporadicamente.


John - VHS e DVD foi uma gigantesca diferença pra se assistir no aparelho.Você já viu VHS.qual sua opinião sobre esses dois aparelhos?
Jeff - "O cinema é um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini) diz:
Entre DVD e VHS, obvio q prefiro a qualidade de imagem e de som do DVD, apesar da chegada do Blue-Ray.Assisto VHS, pois alguns filmes só se acham em VHS ainda, tenho VHS em casa, mas é inegável e ate desonrosa a comparação, pois o DVD esta anos-luz na frente do VHS.


John - E sobre o Blue-Ray?
Jeff - Bom, eu ainda não vi nenhum filme em Blue-Ray,mas pelo que já ouvi falar, está a anos-luz do DVD.


John - Verdade mas a única diferença é que tem mais capacidade de memória etc...
Não tá fazendo tanta diferença quanto foi entre vhs e dvd.
Jeff - Ah,mas essa capacidade maior diz respeito a melhor qualidade de imagem e de som. Também,pois assim há maior espaço para armazenamento de bandas de áudio e imagem.


John - Sim mas mesmo assim não tá fazendo tanta qt entre vhs e dvd.Como por exemplo extras.
Jeff - Não sei,como disse conheço pouco ainda,sei mais de ouvir falar.


John - Melhor Critico de Cinema?
Jeff - "O cinema é um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini) diz:
Melhores criticos pra mim são Roger Ebert e o nosso Pablo Villaça.

John - E o Rubens? Você falou tanto dele!
Jeff - Gosto dele como crítico,apesar de ele ter certas opiniões radicais q não concordo, mas não gosto muito dele como pessoa,ele possui um língua ferina.


John - Que tipo de filme q você iria proibir no mundo?Eu só proibiria um tipo aqueles pornô de zoofilia (sexo com animais).
Jeff - Não proibiria nada,nem filmes de propaganda nazista, ada um assiste o que quiser,quem sou para proibir alguma coisa.


John - Percebeu q a maioria dos filmes brasileiros q a gente vê tem mais a ver com São Paulo e Rio de Janeiro.Eu sinceramente odeio quando filmes de outros estados brasileiros ficam desvalorizados e pra trás.
Jeff - Sim,eu também,mas é que queira ou não,Rio e São Paulo estão mais na mídia,são dois dos maiores estados da federação.Mas Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em termos de cinema,não estão atrás.


John - Verdade quais são os grandes sucessos do cinema mineiro?
Jeff - Ah pouco tempo foi Cinco Frações de uma Quase Historia e Depois Daquele Baile.


John - Certos filmes são muito difíceis de se passarem no telão como clássicos filmes independentes filmes de língua-não inglesa e até curtas.
Jeff - É a não ser em festivais ou mostras de homenagens.


John – Por que as pessoas desprezam clássicos?
Jeff - Simples, porque não aprenderam que os clássicos são tudo,que as grandes aulas de cinema estão nos clássicos.E se aprenderam e mesmo assim desprezam,é porquê são idiotas.


John - Isso é verdade!
Vida sem cinema o que seria?
Jeff - Bom,pra mim não seria nada,mas pra quem infelizmente não gosta,não importa.


John - A maioria das pessoas prefere o filme legendado ou dublado?
Jeff - Pelo que eu observo, preferem dublado, pois não entendem ou não sabem que a dublagem tira o charme do filme, pois sua sincronização com a boca dos atores é sempre mal feita,isso sem contar que com a dublagem não estamos conhecendo o real tom de voz do ator, ficando artificial.


John - E acredite se quiser tem filmes dublados em que é até alterado os efeitos sonoros e até mesmo o som original.
Jeff - Com certeza.Nos últimos tempos,estou muito radical,não assisto filmes dublados de jeito nenhum, a não ser os famosos clássicos da Sessão da tarde.


John – Você prefere legendado ou dublado?
Jeff - Legendado,obviamente,a não ser os clássicos da Sessão da tarde,que cresci vendo-os dublados.


John - Eu até vejo filme dublado na tv aberta isso também se o filme é daqueles imperdíveis com I maiúsculo.E outra eu vi que a Universal Channel e a Fox (Canais de TV Assinatura),só passam filmes dublados isso me deixou hipersuperindignado.
Jeff - Filmes e séries dubladas,no caso da Fox.


John - Não gostei disso vi tanto filme legendado nesses canais que nem legendado passam mais
Jeff - É difícil mesmo.

John - Outra coisa que eu odeio é que nunca passam filmes de animação legendado nos cinemas.
E outra acredita que não existe A Era do Gelo 2 em versão legendada no dvd nunca vi tamanho absurdo,afinal tem adulto q gosta eu sou um deles e vi dublado n Record.
Jeff - É, o pessoal pensa que animação é filme de criança.Tem apelo maior para as crianças, mas é um tipo de filme para todas as idades.


John - Mas se você ver Akira ,Os Simpsons percebe-se que é mais pros jovens e adultos.Eu amo Simpsons sei que legendado é melhor mas no caso de Simpsons eu abro exceção para dublado.
Jeff - Com certeza, Simpsons então nem se fala.


John - Acredita que Simpsons fica difícil pra mim acostumar com legendado acho a dublagem uma maravilha mas a voz antiga do Hommer é melhor.
Jeff - Eu também não consigo.


John - OK vamos admitir tem dublado que é bom de se ver.
Como Os Três Patetas e O Gordo e O Magro!
Jeff - Ah sim, esses são mesmo.


John - Como se sente sendo entrevistado pela primeira vez?
Jeff - :
Nossa,fico lisongeado e muito feliz pelo prestígio.

John - E pelo Charge pelo Sensação pelo Milkibar.
(Gargalhadas)
Jeff – Nossa,essa foi infame
(Gargalhada)


John - Mensagem pra quem ama cinema!
Jeff - Galera, se vocês amam cinema como eu, por favor,vejam os clássicos e continuem com seu amor,pois o cinema pode mudar sua vida.

John - Filmes que você recomenda pro povo ver.
Jeff - Qualquer clássico,obra-prima ou filme que te faça rir,chorar,pensar,entre outras coisas,mas assistam "O Poderoso Chefão",pelo amor de Deus.


John - Nossa por que tanto apelo?
Jeff - Porque é o melhor filme da história,simples assim.


John - E quais você não recomenda?
Jeff - Prefiro não dizer,pois cada um assiste o que quiser,mas já que você pergunta, não recomendo nada do Michael Bay.

John - Nenhum dele?Nenhum que tu gostou?
Jeff - Ele é um idiota.

John - Porquê?
Jeff - Primeiro que ele não sabe utilizar uma câmera direito,ele literalmente se masturba com a câmera,fazendo planos e ângulos mirabolantes.


John - Pretende ser diretor e roteirista de cinema?
Jeff - Com certeza,se a oportunidade surgir, é claro.


John - Quais são os diretores que mais causam influência no Cinema tanto do passado quanto do presente.
Jeff - Do passado:Chaplin,Kubrick,Kurosawa,Fellini,Hitchcock,Bergman,Einsestein,etc.
Do presente, os Irmãos Coen, Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson.

John - E quem tem futuro promissor como diretor?
Jeff - Acho que o Zack Sneyder,apesar de Watchman ter sido seu pior filme.Espero que eu também tenha um futuro promissor e meus colegas, é claro.


John - Filmes q você viu esses últimos tempos q você me indica!
Jeff - Dúvida,O Leitor, O Lutador,Rocky Horror Picture Show,A Casa dos Maus Espíritos.







Jeff Assunção cuidando da câmera durante as filmagens de Dois Dedos.

7 comentários:

John disse...

Jeff parabéns pela reportagem.Cara tu é um jovem bem inteligente e dedicado a Cinema.Tua entrevista foi um tremendo sucesso show pra caramba.Além disso deu pra nós trocarmos algumas idéias sobre cinema.Falasse muito bonito sobre o cinema mundial.E claro desse uma lavada pra gente que despreza grandes clássicos.Afinal todo cinema é válido.E vamos dizer que começamos bem a reportagem pq vc foi meu 1o entrevistado e essa foi sua 1@ reportagem.Realmente não tem como não amar essa maravilha do mundo chamada Cinema.Parabéns Jeff.

John´s disse...

correção:
O curta se chama Gato Negro
Jeff dirigiu apenas uma cena de Estatísticas.
Comunicaçao social com habilitaçao em cinema e video é o nome do curso de Jeff.
Curso de diretor e não direito.
Perdão aos erros.

Jeff Assunção disse...

Correçoes feitas, amigo! Eu q tenho q te dar parabens pelas perguntas inteligentes. Muito obrigado pela oportunidade, meu caro amigo.

Unknown disse...

Adorei.
Meus dois amigos...John adorador de cinema, que me deu a primeira moderação duma comu de cinema..onde conheci meus amigos que mais entendem e curtem cinema.
Dentre eles Jeff Assunção.
Me sinto meio madrinha dele, rs.
Não tem como esquecer das vezes que falamos e sonhamos com a sua carreira de Diretor.
Sempre insisti no apoio e acreditei desde o primeiro dia que voce conseguiria amigo meu.
Falta ainda..tanta coisa pela frente, mas tenho certeza que o cinema ganhou..(continua)

Unknown disse...

..um diretor apaixonado pelo que faz.
Já disse que no dia da primeira premiação, quero estar no gargarejo..jogando beijo.

Reitero e agradeço teu carinho pelo cinema.
Te deixo meu carinho e sabe que pode contar comigo sempre..
..tua amiga tbm apaixonada por cinema Alexis Smith..

John disse...

Obrigado Alexis pelo apoio e comentário.Percebo que com a entrevista sinto e percebo um grande crescimento na comunidade.Abraço a todos.e Obrigado Jeff pela sua entrevista.

Jeff Assunção disse...

Obrigado pelo carinho e pelo apoio, Alexis querida.

Grande bjooo