terça-feira, 21 de julho de 2009

Período Pré-Cinema





Desde os primórdios dos tempos a humanidade se interessa e ficava curiosa em conhecer um sistema no qual pudéssemos ver imagens se movimentando.Claro que o Cinema ainda estaria muito longe de chegar.Mas isso não quer dizer que não tenha despertado curiosidade na humanidade e meios de se fazer esse procedimento.Por isso há uma cronologia de como chegou o Cinema:


5000 a.C.-Antiga China.Algumas pessoas brincaram com as imagens,em pueris jogos de sombra no qual é projetada nas paredes ou telas de linho figuras humanas,animais e outras figuras recortadas.Quem era o autor da brincadeira fazia narrações de histórias.A maioria das vezes histórias de príncipes e guerreiros lutando contra dragões.


Leonardo Da Vinci


Athanase Kircher



Lanterna Mágica-Um dos começos da tela de cinema.



1646-O jesuíta alemão Athanase Kircher,ao se basear no inverso da câmera escura.Ele construiu uma lanterna mágica no qual foi composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela,que projetava imagens desenhadas por uma lâmina de vidro.Checava a mais de 150 metros.


Peter Mark Roget



Niepce e DaGuerre os criadores da fotografia.O que ajudou e muito em temos de cinema.




Primeira fotografia.Ela foi tirada em 1826.Invenção de Niepce e Daguerre pais da invenção.

1826-Peter Mark Roget,um cientista inglês descobriu o fenômeno da persistência retiniana (fração de segundo no qual a imagem permanece na retina).Baseados na descoberta,aparelhos são criados para captar a imagem do movimento.Por outro lado o surgimento da fotografia,desenvolvida por Daguerre e Niepce,representa um avanço na criação do cinematógrafo.



1829-Plateau mede o tempo da persistência retiniana.Para que imagens fixas dêem idéia do movimento,é necessário que se sucedam na razão de 10 por segundo.3 anos depois a informação permitiu ao cientista Plateau inventar o fenacistocópio,no qual um disco é formado por várias figuras desenhadas.Ao girar o disco elas ganham movimento.



1832-Além do fenacistocópio.Vários cientistas tem criam projetores de imagens.Simon von Stampfer cria o estroboscópio.Dr. Lake inventa o fantascópio e William George Horner e Dr. Von Uchatius lançam o Zootrope ou tambor mágico e o kinetoscópio.


Estroboscópio-Figuras ganham movimentos.


Simon von Stampfer-Criador do Estroboscópio.


Dr. Von Uchatius


William George Horner.

Esses dois inventaram o tambor mágico e o kinetoscópio.



Zootrope ou Tambor Mágico.



1877-Emile Reynaud o praxinoscópio,que é um aparelho no qual projeta imagens desenhadas sobre fitas transparentes.Além do invento ser aperfeiçoado por complexo de espelhor faz as figuras desenhadas se multiplicarem.Dando ilusão ao movimento.


Emile Reynaud inventou o praxinoscópio.


Praxinoscópio-o projetor de imagens.


Reynaud com sua invenção Praxinoscópio.



1878-Fisiologista Etienne Jules-Marey cria o fuzil fotográfico:um tambor forrado com uma chapa fotográfica no qual aperfeiçoa experiências desenvolvidas por Eadward Muybridge,no qual realizou um curta chamado Cavalgada em um Cavalo,curta inglês,com 24 máquinas fotográficas instaladas nos intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida.Daí o termo 24 quadros por segundo.Durando apenas 2 segundos.


Etienne Jules-Marey o criador do fuzil fotográfico.


Fuzil Fotográfico invenção de Etienne.



Cavalgada em um Cavalo-Dirigido por Edward Muybridge.Uma experimentação inglesa de Eadward Muybridge



Eadward Muybridge um dos pioneiros nos termos da animação e fotografia.O que deu o início ao termo 24 quadros por segundo.


1888-Louis Le Prince cria um curta chamado Roundhay for Garden Scene.No qual uma família está em seu jardim.O Curta dura apenas 2 segundos.Realizado com produção França e Inglaterra.


Louis Le Prince-Dirigiu o curta Roundhay for Garden Scene.



Roundhay for Garden Scene de 1888 durou apenas 2 segundos.Mostra um movimento da fotografia e do que estaria por vir.


1890-Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado nas laterais,permite uma série de pequenos filmes realizados no seu estúdio o Black Maria,no qual é exibida através do cinetoscópio,também inventado por Edison.Detalhe as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez.Inventou Cinetógrafo que é máquina de filmar.
Cinetoscópio:caixa com imagens filmadas vistas no seu interior.
Cinefone:versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo.
e Vitascópio:projector de filmes em tela.


Cinetoscópio-Aparelho inventado por Edison.Um espectador de cada vez podia assistir.



Thomas Edison-Além de inventar e produzir filmes.Ainda foi responsável por vários inventos entre eles o fonógrafo e a lâmpada e muitas outras invenções.


1895-Os irmãos franceses Lumiére:Louis e Auguste criam o cinematógrafo,no qual era movido a manivela e utilizava negativos perfurados,substitui a ação de várias máquinas fotográficas no registro de movimento.Com a nova invenção foi possível a projeção de imagens para o grande público.
Louis e Auguste trabalhavam numa loja de máquinas fotográficas.E foi Louis quem teve a idéia de inventar o aparelho.Louis é quem dirigiu os filmes também escrevia.Auguste era o produtor e roteirista.A propósito em 28 de Dezembro de 1895 foram exibidas as primeiras sessões de cinema pago.Foi no Gran Café em Paris na França.O primeiro filme exibido foi A Saída dos Operários da Fábrica Lumiére,Chegada do Trem na Estação,O Mar,Almoço do Bebê e O Regador Regado.Todos de 1895.Vale lembrar que Saída dos Operários foi o primeiro filme oficial.Embora os anteriores estavam em fase experimental.Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida,o autocromo (‘’autochrome’’),a placa fotográfica seca,em 1896, a fotografia em relevo (1920),o cinema em relevo (1935), a chamada ‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite que uma bobine de filme desfile por intermitência.Apesar da invenção ter sido um sucesso infelizmente os Irmãos não levaram fé na invenção do cinematógrafo como sucesso comercial.Felizmente eles estavam errados.E o mais triste de tudo isso é que muitos atribuem a invenção do cinema mais a Edison do que aos Lumiére.Não desprezo nem um pouco o que Edison fez mas foi graças aos Irmãos Lumiére que temos essa maravilha chamada cinema.



Cinematógrafo-A grande invenção dos Irmãos Lumiére.O que revolucionou e muito o Cinema.Graças a ele que existem filmadoras e outros meios.


Auguste Lumiére-Produtor e Roteirista e Louis Lumiére-Diretor,Roteirista e Produtor.Trabalharam na loja de fotografia do pai Antoine.Inventara o cinematógrafo.


Grand Cafe em Paris foi no sotão dele que se realizou as primeiras sessões de cinema.




Chegada do Trem a Cidade-Foi o primeiro filme que causou susto nas pessoas e até mesmo o pioneirismo de Tereceira Dimensão.



Saída dos Operários da Fábrica Lumiére-1@ sessão de cinema oficial.


Regador Regado-Também já se começou a comédia e ainda por cima pastelão.


De 1895 pra cá o Cinema evoluí de uma maneira constante,surpreendente e linda.E acredite os clássicos são imortais.Como diz no título Período Pré-Cinema.Contando de 1895 pra diante já é Cinema.Agora com esse epílogo você ficou sabendo como é que o Cinema surgiu por quê tudo na vida tem história o que faltou é um filme relatar aquilo tudo que está escrito nesse blog.


Câmera de Cinema dos tempos atuais.

E é com extremo orgulho,amor,paixão e dedicação ao Cinema que eu escrevo essa história de uma breve história do cinema e como ele surgiu.Não é a toa que se chama Sétima Arte.Misturada com as demais artes acima.As outas artes são:Música,Dança,Pintura,Escultura,Teatro e Literatura.Chegando a Sétima que é o noss amado Cinema.Uma parceria com as 6 artes acima.Só quero lembrar que depois da Sétima tem mais algumas artes da 8@ até a 11@:Fotografia,Quadrinhos,Jogos de Computador e Vídeo e Arte Digital.

Curiosidade:Cinema vem da palavra grega Kinema.Que significa movimentação.

Cinema Muito Obrigado por sua existência.
John Pereira!

2 comentários:

John disse...

Maravilha Tudo de bom Beleza.
Só merece elogios esse maravilhoso e fantástico trabalho.

Cronologia e fotos mostrando o período pré-cinema antes de sua existência.Parabéns o Cinema merece toda essa homenagem e como havia dito só falta um filme a respeito do assunto citado!

Parabéns Fera!

Fracacio disse...

Gostei muito desse tópico.
É raro ver um tópico, principalmente em português, que sequer cite Le Prince como o primeiro realizador cinematográfico, antes mesmo de Edison.
Sensacional!!! Parabéns, continue assim!!!

http://tesourosdocinema.wordpress.com